• Daniel Conde

Provas a não perder - até ao final de Outubro, pelo menos!

Com uma paragem forçada de Junho a Julho - sabem o que é uma colecistectomia? Isso! - é tempo de reorganizar estratégias. Um mês sem treinar é muito tempo, mas nesta fase em que entramos no Verão o número de provas disponíveis também cai, naturalmente, graças ao maior calor, esse inimigo figadal dos corredores.


Está na hora de olhar para o calendário e ver o que anda por aí já perto, e com inscrições abertas e à espera de uma data de corredores ávidos de desafio. Eis as provas que estão na minha mira até ao final de Outubro...


3º Zoelae Trail - Bragança (18 de Agosto)


A edição do ano passado marcou a minha estreia absoluta num Trail, e também a minha distância mais longa em Trail, de todos os 4 que já fiz até a este momento.


O cenário é a cidade de Bragança e a Serra da Nogueira, em pleno Verão trasmontano, com campos ainda a serem segados, e muito do verde que se transformará no mosaico multicolor de folhas do Outono.


A prova tem sempre um lema, e o deste ano é "Das sombras à luz". Altamente recomendado!!!


Site da prova: https://www.zoelaetrail.com/


13ª Meia Maratona do Porto (22 de Setembro)


Estamos a falar de uma prova Bronze Label da IAAF (International Association of Athletics Federations), portanto, um evento com elevados padrões de qualidade internacionais. Como entrei recentemente no mundo da Meia Maratona e quero ganhar rodagem nesta distância, e como a quase totalidade das minhas provas têm sido dentro de Trás-os-Montes, bom, não é preciso dizer muito mais, certo?


Uma nota pessoal sobre esta prova: apesar do cenário magnífico do estuário do Douro, enquadrado pelas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, o "andar para a frente e para trás" no percurso da prova tira um bocadinho de "pica".


Site da prova: https://www.meiamaratonadoporto.com/


6º Douro Ultra Trail - Peso da Régua (5 de Outubro)


Juntar num mesmo Trail o vale do Douro, a Serra do Marão, e a Região Demarcada do Douro? É preciso ser doido para virar as costas a algo assim!


Este Trail conta com uma Ultra como prova rainha: 85 km, desde as margens do Douro, até ao cume do Marão (1415 m), e regresso ao Peso da Régua pelo vale do rio Corgo. Não é para meninos/meninas!!!


Site da prova: http://www.douroultratrail.com/


Ansiães Douro Trail - Carrazeda de Ansiães (27 de Outubro)


Uma estreia que almejo para este ano. De Carrazeda de Ansiães aos montes sobranceiros ao rio Douro, passando pelo secular castelo de Ansiães, em meados do Outono, quando a vindima já está feita e os vinhedos do Douro explodem num mosaico de cores.


Como dizer que não a um mimo destes?


Site da prova: http://www.ansiaesdourotrail.pt/



Sugestões para outras provas neste período de tempo, alguém aí tem?


Para Dezembro virão o Ultra Trail Serra do Alvão e a São Silvestre de Vila Real, ambas ainda sem informações. E claro, a bomba que ninguém esperava ou desejava, este ano não há Meia Maratona de Vila Real, que calharia em Setembro - por causa de obras na avenida Carvalho Araújo, WTF?!


Bons treinos, boas corridas!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo