Viagens na Linha do Sabor relançadas em Novembro - mas não da forma que está a pensar...

Se eu lhe dissesse que pode ter não só a oportunidade de viajar de comboio entre o Pocinho e Moncorvo daqui a pouco tempo, mas também o privilégio de ser você a conduzir o comboio nos 12 km que distam entre as duas estações, você aceitaria?


Bom, é claro que não será uma viagem no terreno - pelo menos não para já.


Passo a explicar.


Em Julho deste ano comecei a reconstruir a Linha do Sabor... num simulador com 20 anos de presença no mercado, o famoso simulador ferroviário Trainz. Sem um exemplar deste simulador não poderá fazer a viagem, claro, portanto considere adquirir uma cópia AQUI e instalar no seu computador (NB: se o comprar através deste link estará a apoiar o meu trabalho!).


Linha do Sabor Pocinho
Estação do Pocinho - Primeiros dias do projecto (Julho 2022)

Querer reconstruir a Linha do Sabor no computador é uma coisa; fazê-lo é outra bem diferente. Primeiro, e principalmente, porque logo no seu início no Pocinho praticamente não resta qualquer linha da Linha do Sabor. Toda a reconstrução teve de ser baseada em fotos das décadas de 1970 e 1980, bem como vídeos desse período histórico disponíveis no YouTube. Tive também a providencial ajuda do envio de um Diagrama de Estação do Pocinho, com todas as suas vias na década de 1980, para identificar toda e qualquer agulha presente.


Várias horas de desenvolvimento depois, e... voilá!


Linha do Sabor Pocinho
Estação do Pocinho - zona das Oficinas (Outubro 2022)

O Pocinho e as suas várias - várias! - linhas desaparecidas foi um desafio. Mas também os 12 km de via sempre a subir até Torre de Moncorvo! Nesta reconstrução toda a atenção ao detalhe conta, para obter um resultado final o mais realista possível.


Cada curva teve em atenção o seu raio, com base no próprio Perfil Longitudinal da Via, um documento que todas as vias férreas têm, no qual a inclinação e os raios de curva de toda a via ficam registados. Consoante esse raio, a sobre elevação da curva é também introduzida, curva a curva. Para além disso, a inclinação da via fica também registada tal e qual como no terreno.


Linha do Sabor Gricha
Linha do Sabor - PK 6, a inclinação de 2,5%, a sobre elevação (comboio inclinado), e a caseta da Gricha.

Linha do Sabor Douro
Linha do Sabor - PK7: um Miradouro privilegiado sobre a foz do Sabor no Douro.

Linha do Sabor Moncorvo
Linha do Sabor - O comboio de volta à estação de Moncorvo.

Gostou do que viu? Continue a acompanhar o projecto na minha página de Facebook Tuga Trainz.


A primeira demo sairá em Novembro, mas só para apoiantes do meu Patreon - uma plataforma mundial de apoio a criadores e artistas, através da qual ao apoiar ganha acesso a conteúdos exclusivos. A demo só ficará disponível para o público em geral um mês depois, por isso por apenas 3€ por mês não perca este acesso antecipado!


Por favor considerem dar este pequeno apoio ao meu trabalho; nesta demo já estarão dezenas de horas de esforço, dedicação, devoção, glória, alguns impropérios, e talvez alguma lágrima de satisfação (não confirmo nem desminto esta última informação).


É tudo por agora. Boas viagens!

404 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo