top of page

Ramal de Montemor 0.1 - Trainz Demo

Bem-vindos ao lançamento da primeira demo do Ramal de Montemor para Trainz!


NOTA: Devido a um erro no carregamento anterior, peço a quem tenha descarregado este ficheiro até ao dia 6 de Dezembro de 2021 que elimine a rota que instalou, e que faça novamente o download em baixo. Inadvertidamente carreguei partes de um outro projecto que ainda não está pronto para disponibilizar. Sorry Folks!


DESCARREGAR aqui.


Notas desta versão.


O Ramal de Montemor no Trainz nasceu como uma série de vídeos destinados a servirem de tutorial para a criação de qualquer linha realista neste simulador, que está a completar 20 anos no mercado.


Compreende assim a totalidade do Ramal de Montemor-o-Novo, no Alentejo, distrito de Évora, incluindo o interface com a Linha do Alentejo na estação de Torre da Gadanha, o apeadeiro de Paião, e a estação terminal de Montemor-o-Novo.


As pendentes da via (subidas e descidas) foram estimadas o melhor possível, visto não ter tido acesso ao Perfil Longitudinal da Via, documento guardado no arquivo da CP onde tal informação é descrita em detalhe. Já a VMA (Velocidade Máxima Admissível) foi estimada a partir do raio de curva mínimo da via, obtendo um valor de 80 km/h, do qual foi possível ainda determinar a sobre elevação da via (inclinação).


As estações de Torre da Gadanha e de Montemor-o-Novo possuem plataformas industrializadas - geram e recebem passageiros - e ainda uma via industrializada para mercadorias (brita, para já). O apeadeiro de Paião também gera e recebe passageiros.


As vias e sua disposição e interligação foram criadas com base no perfil existente previamente à modernização e electrificação do troço Vendas Novas - Casa Branca, no caso de Torre da Gadanha; já no caso de Montemor-o-Novo, com base em um diagrama de estação, e vestígios no terreno visíveis em ortofotomapa e imagens de arquivo.


A sinalização da via tenta respeitar o indicado nos diagramas das estações, e no Regulamento Geral de Segurança em vigor.


O ficheiro inclui o Ramal de Montemor, e as dependências utilizadas.


Um agradecimento especial ao André Costa, que me deu uma ajuda sempre interessada e inestimável nos primeiros passos deste projecto.


Desfrutem!


PS: No Driver, escolham preferencialmente uma data na Primavera/Verão; a árvore que escolhi para oliveira perde toda a folhagem no Inverno, o que obviamente não é realista. Solução precisa-se!



415 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page