top of page

Ramal de Montemor 0.2 - Trainz Demo

Está pronta para desfrutarem a segunda versão demo do Ramal de Montemor no Trainz!


DESCARREGAR a rota aqui...

e as dependências aqui.


Nota: Não tens o Trainz? Dá uma vista de olhos por aqui. (Anúncio: este é um affiliate link; se comprar algo nesta plataforma através deste link, receberei uma pequena percentagem. Obrigado!)


Notas desta versão.


Após o lançamento da primeira demo do Ramal de Montemor-o-Novo, o qual incluía a totalidade deste pequeno ramal que parte de Torre da Gadanha rumo à cidade alentejana que lhe dá o nome, eis a "expansão" natural deste projecto.


Digo expansão natural por dois motivos: faz todo o sentido aproveitar a proximidade de uma extensa malha ferroviária a partir de Casa Branca para Sul, e de Vendas Novas a Norte - ambas as estações imediatamente a seguir a Torre da Gadanha, num típico "é já ali!" à alentejana (longe para caraças, portanto); segundo, e mais óbvio, o segundo projecto no Trainz que eu iniciei, já lá para um longínquo ano de 2011, foi o da Estrela de Évora, o qual me "oferece" para a próxima expansão (SPOILERS!!!) todo o percurso e estações desde Casa Branca a Évora.


Mas calma: nesta versão 0.2 o que está incluído, para além claro do Ramal de Montemor, é:


  1. 15 km da Linha do Alentejo, entre Torre da Gadanha e Casa Branca;

  2. 5 km - a totalidade - do Ramal das Minas da Nogueirinha, a partir da estação de Casa Branca.

Com isto podem então desfrutar de:


  • Estação de Casa Branca, com todo o seu layout anterior à renovação (sorry, simplesmente não gramo a descaracterização das traças centenárias das estações nestas renovações): linhas de resguardo, acesso a rotunda e cocheira, vias de resguardo das Minas da Nogueirinha, telheiro central, continuação para o Ramal de Évora e para a Linha do Alentejo no sentido de Beja. Nota especial: futuramente (que agora não houve tempo para tudo), o percurso será sim electrificado.

  • Linha do Alentejo com pendentes estimadas o mais próximo possível da realidade - a trabalheira, meu Deus, a trabalheira... A sobre elevação está feita para a VMA de 190 km/h, a mesma que a aplicada no terreno. A sinalização electrónica está integralmente colocada e funcional. PKs colocados de acordo com a nova disposição no terreno, ou seja, com as mexidas que sofreram após a renovação deste troço.

  • Ramal das Minas da Nogueirinha com o seu trajecto histórico desde Casa Branca até à proximidade da mina. Pendentes obviamente por estimação, o melhor possível. A única PN com estrada nacional para já ainda não ficou automatizada. Não serão colocados PKs, mas já coloquei alguma sinalização básica: Sinal Principal de Entrada, alguns Sinais Sonoros, e VMAs. O terminal na mina está industrializado para carregar minério de ferro.

Mais uma vez, os ficheiros incluem todos estes troços, mais as necessárias dependências.


Aquele problema das oliveiras mantém-se, portanto recomendo viagens feitas durante a Primavera/Verão!


Para o próximo lançamento irei incluir o Ramal de Évora, desde Casa Branca até à capital distrital alentejana, e como a denominação "Ramal de Montemor" já não fará muito sentido, passarei a denominar este projecto de "Alentejo Central".


Boas viagens!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page