top of page

Meia Maratona de Vila Real - Antevisão da Prova

12 de Setembro pode parecer ainda longe, mas um mês e meio em termos de treinos para uma Meia Maratona passam a voar. Tempo então de aproveitar para fazer uma antevisão do que será esta prova na maior cidade de Trás-os-Montes.



A Prova


A edição de 2021 da Meia Maratona de Vila Real será a quarta vez que esta prova se realiza, e após 3 longos anos sem a sua realização - a última vez que se correram os 21 km pelas ruas da cidade foi em 2018, sendo a edição de 2019 um tanto incompreensivelmente adiada devido às obras de requalificação da Avenida Carvalho Araújo (que à data da prova nem tinham arrancado ainda, se a memória não me falha) - e a de 2020 cancelada devido à pandemia do COVID-19.


A prova é organizada pela Associação de Atletismo de Vila Real e pela Câmara Municipal de Vila Real, e conta com a promoção da Excellus.


Arranca no dia 12 de Setembro às 10:00. com partida e meta na Praça do Município, e com as seguintes modalidades:

  • Meia Maratona: 21 km;

  • Mini Maratona: 7 km;

  • Caminhada: 5 km.

No final do artigo pode descarregar os percursos da Meia e Mini Maratonas (.kmz).


A última edição da prova foi - mais ou menos - assim...


Os Percursos


Em 2021 não existem alterações ao que foram os percursos da Meia e da Mini Maratonas.


  • Mini Maratona


Com 7 km de extensão, os primeiros 4 km desenrolam-se num percurso essencialmente ao plano, com pouca variação altimétrica (cerca de 136 metros de D+), e com longas rectas. O grande desafio chega ao km 4,1, com os 500 metros de subida exigente até à Nossa Senhora da Conceição, onde após contornar a icónica igreja e largo homónimos - já depois do único abastecimento líquido desta distância (sem contar com o da meta, claro, que é sólido) - os atletas são recompensados com a longa descida de volta até à zona da partida, onde a meta se encontra paredes meias.


Quem tiver fôlego no final é hora de pontapear o acelerador com unhas e dentes, e ganhar aqueles segundos extra para fechar a prova com um tempo de deixar um sorriso de orelha a orelha.



  • Meia Maratona


A prova rainha cumpre com os seus 21,1 km, e os primeiros 7 km partilha inteiramente o seu percurso com o da Mini Maratona - repete-se assim o mesmo desnível, subida da Senhora da Conceição, e abastecimento líquido ao km 5.


Aliás, a inscrição é realizada a priori sem distinção entre as duas distâncias: no próprio dia da prova, o atleta pode decidir se termina nos 7 km, ou se segue para os 21 km sem parar na casa de partida, e sem ser necessário avisar a organização.


Os abastecimentos, segundo o regulamento, encontram-se aos km 5, 9, 12, 15, e 18, sendo o do km 12 sólido e líquido, e os restantes apenas líquidos - na meta também existe sólido. Contudo, pela minha experiência pessoal, os abastecimentos descritos nos regulamentos das provas de estrada costumam ser menos do que aqueles que depois efectivamente encontramos durante o percurso.


Em termos de surpresas desagradáveis - também conhecidas por subidas - o percurso da Meia Maratona ainda nos oferece uma curta mas puxadinha subida logo após o km 12, e, sinceramente, nada mais digno de nota. Não quer dizer que não haja mais subidas, que as há, mas nada de exigente. Contas finais, temos cerca de 360 metros de D+ - uma soma bem exigente.



Mais informações no site oficial da prova.


Download dos Percursos


Os percursos foram desenhados por mim no Google Earth, com base na informação existente no regulamento oficial da prova; localização dos abastecimentos é meramente indicativa, com base na quilometragem constante deste regulamento.

Meia Maratona de Vila Real 2021
.kmz
Download KMZ • 10KB
Mini Maratona de Vila Real 2021
.kmz
Download KMZ • 4KB


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page